Faça o potinho da gratidão: Seja mais grata em 2017!

Eu sei que o ano ainda não acabou e que ainda temos alguns dias pra viver de 2016, mas hoje resolvi ler as mensagens que escrevi no potinho da gratidão, vou chamar assim, pois não tem  nome mais obvio e melhor.

Vivemos um ano difícil em relação à política, economia, perdemos muitas pessoas queridas, porém eu acredito que não adianta ver as coisas pelo lado ruim, falar que o ano não foi bom é descartar 365 dias.

2016 foi um ano longo, longo porque teve vários acontecimentos, não consigo e não posso acreditar que todos foram ruins, vamos focar um pouco mais na SUA VIDA agora, certo?

Nesses 365 dias, você sorriu alguma vez? Você falou para alguém, seja quem for, quanto o amava? Você olhou para alguma paisagem incrível e desejou ficar ali para sempre? Sabe aqueles momentos de paz que nenhum dinheiro no mundo compra?

Tente recordar de algum momento feliz nesse ano, seja o que for, tenho certeza de que você lembrará de algum!

Lembrou? Foi isso que o potinho da gratidão fez para mim =)

Em dezembro de 2015, vi a seguinte postagem na página Resiliência Humana:

Potinho da gratidão

Como estávamos no final do ano, resolvi então fazer: Separei um potinho de vidro e comecei a colocar um papelzinho escrito algo que tinha me feito sorrir e/ou que havia me dado paz de certa forma, passado um ano, eu resolvi abrir e ler as mensagens que havia escrito e ler isso tudo aquilo me fez extremamente feliz!

Percebi o quanto o ano foi incrível, o quanto tenho a agradecer por tudo e a todos que me fizeram sorrir de certa forma, que cruzaram o meu caminho e que deixaram algum ensinamento.

“Lá vem mais uma com papinho de gratidão…!”

Quando comecei a ouvir falar de gratidão, eu mesma tive certo pré-conceito pela palavra em si, me soava um pouco falsa, pois de repente comecei a ouvir muito isso.

Agora, percebo a importância dessa palavrinha no nosso dia-a-dia, ser grata é começar a reparar nas pequenas coisas que nos acontecem e que muitas vezes não damos valor, é mudar nosso olhar.

Atitudes como essa de mudança de olhar, nos fazem dar valor a pequenas coisas e até mesmo analisar como foi realmente nosso ano, muitas vezes analisamos o ano pelo tanto de coisas materiais que conquistamos e às vezes sem notar, por como estamos no momento, mas o momento é agora e todos os 365 dias que já passaram? O que ele te trouxe de bom? O que você aprendeu com ele?

Ler aquelas mensagens me fez sorrir de novo muitas vezes, me deu um imenso sentimento de gratidão.

Lembrar da minha colação de grau, da minha participação do Moving Up do Gabriel Goffi, da descoberta do meu propósito no mundo, de conhecer e me identificar com a história da Babi do projeto Vamos Juntas, da paz em assistir “Comer, Rezar e Amar” de novo, de quando o filho da minha prima nasceu, de um sorriso que uma criança me deu, de quanto o Rony (meu gatinho) é carinhoso, da viagem com a família, com a amiga, o vento na cara no passeio de barco, da formatura da minha melhor amiga, do casamento da minha irmã de criação.

Sei que alguns momentos acima já são inesquecíveis, como a minha própria colação, é “fácil” você ser grata por isso, mas creio que o exercício maior é você ser grata por coisas mais simples, pois não é todo dia que se têm grandes acontecimentos como uma formatura, então no fim, o que vale são os sorrisos, os abraços e as palavras e ações de amor.

Saldo positivo do potinho é além de exercer a gratidão em você diariamente, no final do ano você terá uma nova motivação para que no ano seguinte, você tenha ainda mais momentos lindos e que sejam dignos de gratidão.

Uma ideia legal também é fazer isso com seus filhos diariamente, isso vai ajudar na união da família e para que eles já comecem a aprender a valorizar coisas simples e importantes.

Então, aproveite e faça você também:

Pegue um pote de vidro que você não usa e todo dia, num horário que seja melhor para você para que você não esqueça, ‘alimente’ aquele vidrinho somente com coisas boas.

Permita-se ser feliz, você merece!

Feliz Ano Novo =)

potinho-da-gratidao-plante-amor2

3 thoughts on “Faça o potinho da gratidão: Seja mais grata em 2017!

  1. Silvana diz:

    Nesse momento pensei: perdi a chance de ter feito o meu ootinho, mas nāo, pensei, puxe pela mente o que você fez ou que te fizeram que te fez melhor, te fez sorrir. O exercício também foi gratificante. Lembrar das pequenas coisas, fatos, conversas, sorrisos, momentos. É bem mais difícel, mas tao gratificante. Obrigada por me proporcionar esses mimentos de reflexao e com certeza, em 2017, farei o meu potinho!

    Gostar

Deixe um comentário